HardGam3r: Tabela Console ID

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Clock Set. Big Ben Londres.

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Tabela Console ID

 Gerações e identificações de potencial resumido de forma fácil. id sobre todos os consoles de games que marcaram e ainda detonam nas telas pelo mundo. 





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Console Id 2023

Tabela Com As ID de Consoles Mais Importantes Da Onda Gamer

Atualizada 06/Setember/2023

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Qualidade máxima de textura e tamanho atual em um arquivo ou midia de jogo;

Pc;
1* Cd; 700 MB
2* Dvd; 4.7 GB
3* Dvd9; 8 GB
4* download de até 250 GB

Vídeo Game;
Blu-ray SL (Single Layer), DL (Dual Layer), TL (Triple Layer UHD)... ou da mesma tecnologia;
1* 1 blu-ray de 25 GB.
2* 1 blu-ray de 50 GB.
3* 1 blu-ray UHD de 66 GB.
4* 2 blu-ray de 50 GB. (100 GB)
5* 1 blu-ray UHD de 100 GB.
6* 2 blu-ray UHD de 100 GB. (200 GB)
7* 2 blu ray UHD de 100 GB + Atualização Online 50 GB. (250 GB)
8* Download de até 250 GB.

SmartPhone's , Tablet's , SmartWatch's;
Somente por Dowload; até 15 GB.

Vídeo Game Móvel;
1* Cartucho; até 50 GB.
2* Download até 50 GB.

Video Com os Dois Maiores Jogos Atuais







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Tabela flops

Exemplo; 1 calculadora simples possui 10 flops (10 calculos por segundo)


1 kflops = mil calculos por segundo
1 mflops = 1 milhão de calculos por segundo
1 gflops = 1 bilhão de calculos por segundo
1 tflops = 1 trilhão de calculos por segundo


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Obs; não se iluda com as versões de consoles da oitava geração pois as empresas não usa o potencial desses consoles para gráficos e melhorias extremas a não ser resolução e frames e raramente texturas. Por isso o gráfico mínimo que uma empresa pode trabalhar é o que realmente conta nessa questão. Por exemplo o ps4 pro não pode fazer melhorias gráficas extremas pois o jogo não rodaria no ps4 padrão, sendo assim esta limitado a potencia do ps4 normal que é de 1.8 teraflops e 176gbs por segundo. Resultando no console mais potente da oitava geração. A Desculpa de que um jogo no ps4 pro é atualizado com mais gb de dados, é somente resolução e raramente texturas, o mesmo serve para o xbox one x.Obs; na nona geração, o xbox series x usa qualidade gráfica de nova geração porém o series s tem gráficos bem reduzidos comparado a nova geração. Nesse caso os jogos passam por um downgrade gráfico para funcionar no series s. No ps5 na versão mais barata continua a renderizar gráficos na potencia da mesma geração pois não há potencia reduzida nem velocidade perdida.

Potencia em Bits Antigamente =  é interface da memoria com exceção da sexta geração para baixo que significava a potencia bruta do console. 

Potencia em Flops, Velocidade Atual e Vram (Memoria de Video= Agora usamos Flops e estamos na geração de mesa em mais de 10 teraflops e portátil aproximadamente 150 a 400 gigaflops (0,1 a 0,4 teraflops). Obs; a largura de banda dos equipamentos entre outros está na tabela, detalhes da velocidade da largura de banda e desenpenho tambem nessa cor.

Metal Liquido; Declara se o console tem efiencia em dissipação com + de 95% e perda de dissipação de menos de 5%. (Em parentese mostra o material proximo e vedação). Obs: Oficialmente nada comercial domestico sério chegou a usar isso, somente a Sony PlayStation no PS5.

Thermal Pads Condutivo; Declara se o console tem eficiencia em dissipação sem precisar de pasta termica e se a condução termica e energetica é perigosa a tecnologia aplicada seja microtecnologia, nanotecnologia ou futuramente picotecnologia e qual o material usado. Obs: Oficialmente nada comercial domestico sério chegou a usar isso, somente a Sony PlayStation no PS2.

Cpu é processador, Apu é processador e Gpu no mesmo chip, (Antigamente a cpu poderosa poderia trazer um bom desenpenho para o console, porem dependia de outros detalhes como tamanho dos jogos e discos ou cartuchos para textura e velocidade do conjunto total, o que poucos conheciam na epoca e tambem era pouco explorado pelos engenheiros desses consoles fazendo as pessoas determinarem a potencia por bits por ser mais facil).

A Tabela esta em ordem de potencia e custo beneficio, a posição de cada aparelho na tabela foi considerado tambem em dólar.

Ja a segunda tabela esta em ordem de geração e é bem resumida.

Não ha nada acima pois os demais hardwares não possui custo beneficio superior ao ps5, para a mesma qualidade teria que desembolsar inicialmente o valor do console lider da tabela somente na gpu (placa de video).





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nona geração de Consoles,

Iniçia-se a entrada dos video game´s no ramo ssd, jogos mais ricos em detalhes, maiores e muito rápidos. Além de iniciar verdadeiramente as resoluções 4k e passam novamente a barreira dos fps em consoles trazendo 120fps em alguns jogos, trazendo um novo tipo de tv para o mercado, alem de realidade virtual a 4k, Ray Tracing dedicado e Vrr ambos pela primeira vez em consoles. Potencia ultrapassa em parte 10 teraflops, chega pela primeira vez ao mercado opção de consoles totalmente sem midia fisica somente por download, é inaugurado de forma  definitiva serviços de jogos por assinatura e stream de jogos mudando conceitos antigos.

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(2020) (Sony) PlayStation 5 - apu 256BIT´S (448GB/ps), 10.3 teraflops, 16gb vram, SSD 5.5GB/ps , máximo 9GB/ps em arquivos específicos , Metal Liquido, (Componentes proximos; galio e mercurio, Não altera densidade por temperatura, isolamento fixo anti vazamento e espuma de resina para se adaptar a imperfeições de dilatação ou a folgas de parafusos caso por algum motivo desconhecido precise abrir o console.), (4 vibra ativo em jogos / gatilhos adaptáveis / touch  / sensor de movimento / microfone embutido. Discos 4/8/25/50 e blu-ray UHD XL 66/100gb / Sensor de movimento em todos acessórios / óculos de realidade virtual que chega a 4k +120FPS com tecnologia oled / reprodução remota 360p 30 fps a 1080p 60 fps) hdr dinamico,12 bits cor, dolby vision / dolby atmos / dts x. / Ray tracing dedicado / VRR Free sync (Anti-Tearing) , (30~120fps 4k nativo e upscaling) (30~120fps 8k nativo e upscaling que dependerá de um futura atualização para liberar a função), hdmi 2.1,  retrocompatibilidade com + de 99% discos de ps4 (por enquanto apenas 10 dos aproximadamente 4.000 jogos não funcionam) / ssd modificado para alta velocidade instantânea, velocidade acima do nvme mais rapido do mundo, expansão maxima 4TB e 8TB usb 3.0 para geração anterior. cpu x86(32bits) x64(64bits) - Potencia fixa largura de banda  - (PlayStation Plus - necessário pagar para jogar online), (Possível jogar quase todos jogos sem a tv), (possível configurar algumas funções e usar quase todas funções sem a tv). PS5 possui desempenho final superior ao Xbox Serie X mesmo sendo 1.7tflops a menos devido a velocidade da memoria e do ssd. Preço médio do SSD Interno Secundário 1TB (PCIE 4.0) = R$ 700 1TB a 4TB (Aliexpress)Lembre-se mesmo se o nvme passar de 5.5GB/ps ao copiar arquivos, em jogos o console está limitado a 5.5GB/ps e em arquivos especificos 9GB/ps. (OBS; por enquanto ainda não existe um nvme com essa velocidade somente o console atinge isso)

(2020) (Microsoft) Xbox Series X - apu 320BITS (336GB/ps), 12 teraflops, 16gb vram SSD 2.4GB/ps, máximo 4.8GB/ps em arquivos específicos 4 vibra ativo em games, SSD interno não removivel 1TB 4k resolução nativa, hdr dinamico dolby vision (Discos 4/8/25/50 e blu-ray UHD XL 66/100gb), 12bits de cor /dolby atmos/ dts x, hdmi 2.1 retrocompatibilidade com discos de xbox, xbox 360 e xbox one / Ray tracing dedicado / VRR Free sync (Anti-Tearing), (30~120fps 4k) (30~120fps 8k nativo e upscaling futura atualização) ssd nvme, expansão maxima 2TB e 8TB usb 3.0 para geração anterior.  cpu x86(32bits) x64(64bits)- Largura de banda variável, boa parte da memoria usa largura de banda inferior ao PS5   (xbox live - necessário pagar para jogar online), (necessário a cópia no hd e disco para jogar). Teoricamente sua gpu o torna o console mais poderoso da geração porem o desempenho é inferior ao PS5 pelo conjunto de hardware. Preço médio do SSD Externo 1TB (PCIE 3.0) = R$ 2.300 (Proprietário) ou R$ 1.000 1TB (PCIE 3.0) não oficial 1TB a 2TB (Aliexpress). Caso prefira comprar um adaptador e depois um nvme lembre-se que não funciona qualquer nvme. Lembre-se mesmo se o nvme passar de 2,4GB/ps ao copiar arquivos, em jogos o console está limitado a 2.4GB/ps e em arquivos especificos 4.8GB/ps.

(2023) (Asus) Asus Rog Ally - apu 256BITS (6GB/ps), CLock Inteligente Variavel de 0.2 a 8 teraflops, 16gb vram unificada, SSD Nvme 4.0 4GB/ps - cpu x86(32bits) x64(64bits) - Largura de banda variavel, por ser pc o aproveitamento final seria como um xbox ou playstation portatil de 4 teraflops ou menos, mesmo usando tecnologias parecidas com os consoles de mesa hitech atuais ainda tem muita limitação e faz com que tenha desenpenho que ainda não alcança um ps4 pro e algumas vezes nem mesmo um xbox one tradicional. (Preço Final No Brasil Pode Chegar A Astonomicos 6Mil Reais Devido A Impostos, Proximo Do PS5 Com Disco e Do PSVR2).


(2020) (Microsoft) Xbox Series S - apu 128BITS (224GB/ps), 4 teraflops, 10gb vram, SSD 2.4GB/ps, máximo 4.8GB/ps em arquivos específicos 4 vibra ativo em games, SSD interno não removivel de 512gb, 2,5k resolução nativa, hdr dinamico dolby vision, não possui leitor de discos, (filmes 4k stream) (12bits de cor)/dolby atmos/dts x, hdmi 2.1 / Ray tracing dedicado limitado / VRR Free sync limitado (Anti-Tearing), (24 ~ 120fps 2,5k), ssd nvme proprietário e não oficial de 2TB e 8TB usb 3.0 para geração anterior. cpu x86(32bits) x64(64bits) - Largura de banda variavel, boa parte da memoria usa largura de banda inferior ao PS5  Mesmo com 2 teraflops a menos que o xbox one x, o series s ainda tem um desempenho final superior a ele. (xbox live - necessário pagar para jogar online), (não possui disco ou cartucho, é necessário download para jogar). Preço médio do SSD Externo 1TB (PCIE 3.0) = R$ 2.300 (Proprietário) ou R$ 1.000 1TB (PCIE 3.0) não oficial 1TB a 2TB (Aliexpress). Caso prefira comprar um adaptador e depois um nvme lembre-se que não funciona qualquer nvme. Lembre-se mesmo se o nvme passar de 2,4GB/ps ao copiar arquivos, em jogos o console está limitado a 2.4GB/ps e em arquivos especificos 4.8GB/ps.






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oitava geração de Consoles,

Iniçia-se a revolução smart dos video game´s. E finalmente com sucesso chega ao mercado de consoles a realidade virtual. Pela primeira vez consoles passam a marca de 30 fps atingindo em alguns jogos 60 fps nativo). Fim da maioria de jogos de dois jogadores ou mais devido a geração online.

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(2017) (Microsoft) Xbox One X - apu 384BITS 326GB/ps 6 teraflops, 8gb vram 4 vibra ativo em games, 4k, maioria quadhd e fullhd resolução nativa, hdr dolby vision (Discos 4/8/25/50 para jogos e blu-ray UHD XL 66/100gb para filmes 4k / (12bits de cor)/dolby atmos/dts x , *30 a 60 fps mas simula 120fps em 4k , hdmi 2.1, expansão maxima 8TB interno ou externo via usb 3.0. cpu x86(32bits) x64(64bits) (xbox live - necessário pagar para jogar online), (necessário a cópia no hd e disco para jogar).

(2016) (Sony) PlayStation 4 Pro - apu 256BIT´S - 218GB/ps 4,2 teraflops, 8gb vram (2 vibra ativo em games / touch / Discos 4/8gb e blu-ray 25/50gb / Sensor de movimento em todos acessórios / óculos de realidade virtual 2k 120FPS para o movimento da cabeça do jogador olhar o cenario, porem devido a limitação do ps4 o jogo em si só atinge 60fps / reprodução remota 360p 30 fps a 1080p 60 fps) É possivel assistir filmes por stream em 4k, Não reproduz filmes 4k em disco, não reproduz bd xl 66/100gb, resolução nativa dos jogos; maioria quadhd e fullhd com upscaling para 4k com hdr *30 a 60fps reais, expansão maxima 8TB interno ou externo via usb 3.0.  cpu x86(32bits) x64(64bits)  (PlayStation Plus - necessário pagar para jogar online), (necessário a cópia no hd e disco para jogar)(alta velocidade de instalação), (Possível jogar quase todos jogos sem a tv),(possível configurar algumas funções e usar quase todas funções sem a tv).


(2013) (2016) (Sony) PlayStation 4 / Playstation 4 slim - apu 256BIT´S 176GB/ps 1,8 teraflops, 8gb vram (2 vibra ativo em games / touch / Discos 4/8gb e blu-ray 25/50gb / Sensor de movimento em todos acessórios / óculos de realidade virtual 2k 120FPS para o movimento da cabeça do jogador olhar o cenario, porem devido a limitação do ps4 o jogo em si só atinge 60fps / reprodução remota 360p 30 fps a 720p 60 fps) Não reproduz filmes 4k em disco, não reproduz bd xl 66/100gb, Possui hdr *30 a 60 fps reais, expansão maxima 8TB interno ou externo via usb 3.0.  cpu x86(32bits) x64(64bits) (PlayStation Plus - necessário pagar para jogar online), (necessário a cópia no hd e disco para jogar)(alta velocidade de instalação), (Possível jogar quase todos jogos sem a tv),(possível configurar algumas funções e usar quase todas funções sem a tv).

RogPhone 7 - 256BIT'S - 0.06 a 3TFlop's

Pc Gamer Atual com o valor de custo aprox. do ps4 - 256BIT´S (não possui disco ou cartucho, necessario dispositivos e softwares extras para jogar).

Notebook Gamer Atual com 2x o valor aprox. do ps4 - 256BIT´S (não possui disco ou cartucho, necessario dispositivos e softwares extras para jogar).

(2022)(Valve)Steam Deck (Notebook Console) - 256BIT´S - 1.6 teraflops 16gb vram - (não possui disco ou cartucho)

(2016) (Microsoft) Xbox One S - apu 256BITS 68GB/ps 1,4 teraflops, 8gb vram 4k uhd e quadhd resolução e hdr dolby vision/dolby atmos/dts x 30 a 60 fps. (Discos 4/8/25/50gb para jogos e blu-ray UHD XL 66/100gb para filmes 4k) (12 bits de cor), 4 vibra ativos em jogo, expansão maxima 8TB interno ou externo via usb 3.0. cpu x86(32bits) x64(64bits) - (xbox live - necessário pagar para jogar online), (assim como o PlayStation, também possui vibração dupla na maioria dos joystick's), (necessário a cópia no hd e disco para jogar).

(2013) (Microsoft) Xbox One - apu 256BITS 68GB/ps 1,30 teraflops, 8gb vram Full hd resolução, dolby atmos/dts x 30 a 60 fps. Não reproduz filmes 4k, Discos 4/8gb e blu-ray 25/50gb não reproduz bd xl de 100gb. 4 vibra ativos em jogo, expansão maxima 8TB interno ou externo via usb 3.0.  cpu x86(32bits) x64(64bits) - (xbox live - necessário pagar para jogar online), (assim como o PlayStation, também possui vibração dupla na maioria dos joystick's), (necessário a cópia no hd e disco para jogar).

(2023)(Asus)Asus Rog Ally - apu (Colocação Real).

Stream + Download - PlayStation Plus Premium e Deluxe - 600 Titulos Download e 100 Stream Não Fixos (jogos online por stream ps3 e download ps5, ps4, ps3, ps2, ps1 e psp, titulos selecionados). Tambem funciona por download. No modo stream Internet T/10, ping acima de 10ms começa a icomodar o gameplay. Stream não disponivel no brasil (Limitações técnicas do pais), ~ R$350 POR ANO.

Stream + Download - Xbox Game Pass - 100 Titulos Stream e 200 Download Ambos Não Fixos (jogos online e download por stream, xbox, xbox360, xbox one e series, titulos selecionados). Tambem funciona por download. No modo stream; Internet T/10, ping acima de 10ms começa a icomodar o gameplay, ~ R$250 POR ANO.

Stream - GeForce Now - Apenas Titulos Comprados Em Diversas Lojas Compativeis Com O Serviço (jogos online por stream, PC). Somente stream; Internet T/10, ping acima de 10ms começa a icomodar o gameplay. ~ R$250 A CADA 6 MESES.

SmartPhones,Tablet's Atuais (Versões Premium de 2019 em diante, em média a quase 2x o valor do ps4) , 128BIT´S -  (não possui disco ou cartucho), (necessário dispositivos e softwares extras para jogar em alguns casos). de 500 gigaflops a 1.7 teraflops. (Desempenho na pratica parcialmente inferior a geração de consoles). 

Ultrabook Gamer com 3x o valor aprox. do ps4 - 128BIT´S (não possui disco ou cartucho, dispositivos e softwares extras para jogar).

(2015) (Nvidia e Google) (Meio Console, meio android) Nvidia Shield Tv - apu de smartphone 128BIT´S 512 gigaflops 3gb vram (não possui disco ou cartucho), (exibe resoluções em até 4k porem desempenho na pratica é parcialmente inferior a setima geração de consoles).

(2017) Nintendo Switch - apu 128BITS - 157 gigaflops (portatil) , 393 gigaflops (console de mesa) 4gb vram (2 vibra ativo em jogos no modo normal e portátil, baterias independentes em cada joy con, bateria principal 4 Ah)  - (Possível jogar sem a tv), (possível configurar e usar quase todas funções sem a tv). 

SmartPhones,Tablet's Atuais, (Aquitetura 64 bits), (com valor aproximado de um ps4) 128BIT´S -  (não possui disco ou cartucho), (necessário dispositivos e softwares extras para jogar em alguns casos). de 80 a 500 gigaflops (0.08 a 0.5 teraflops), (Desempenho na pratica parcialmente inferior a setima geração de consoles). 







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Sétima Geração de Consoles,

Começa a disputa por melhores desenvolvedoras e rendimento gráfico, super gpu´s. Já não se podia medir potencia por bits e sim pelo conjunto todo do hardware além da nova unidade de medida adotada flops (calculos por segundo). Fim das lan houses e casas de jogos com consoles. Redução de jogos de dois jogadores, devido a compartilhamento de tela que foi burlado por um tempo devido a criação da playstation, o SimulView no PlayStation Display 3d (Onde cada jogador exergava com auxilio do um oculos 3d eletronico sua tela toda sem divisão).

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(2006) (Sony) Playstation 3 - cpu 128BIT´S - 25GB/ps 228 gigaflops (3d estereo ativo 720p / 2 vibra activo em jogos) (discos PS1 PS2 PS3 , modelos cecha/ceche e PS1 PS3 em todos outros modelos/ todos botões com sensor de pressão / reprodução remota 272p min.) 7.1 dolby dts *1080p nativo em alguns jogos, maioria 720p nativo. Não reproduz filmes 4k somente 1080p a 50 gb não reproduz bd xl de 66/100gb. / disco 50 gb dual layer em bluray para textura de jogos), PlayStation Display 3d 1080p 240hz / Alguns jogos 3d ativo / sensor de movimento e camera com sensor de movimento / 2 gatilhos analogicos  (memory card online na opção de assinatura paga). Mesmo sendo 12 gflops a menos que o xbox 360, ainda possui desenpenho superior devido a vram ser mais rapida e por usar mais de 6x dados de textura nos jogos trazendo muito mais detalhes nos graficos. O PS3 é um console a frente de seu tempo que pode ser considerado o console mais multimidia ja lançado na historia devido suas funções e recursos.

Notebook Com Gpu Física e 2x o valor aprox. do ps4 - 128BIT´S (não possui disco ou cartucho, necessario dispositivos e softwares extras para jogar).

(2005) (Microsoft) Xbox 360 - cpu 128BIT´S - 20GB/ps 240 gigaflops 2vibra activo em jogos / discos xbox e xbox 360 / 5.1 dolby / 1080p nativo em alguns jogos, maioria 720p nativo / Não reproduz filmes 4k somente 480p wide ou 1080p com leitor externo hd dvd a 30 gb não reproduz blu-ray, somente dvd. Jogos somente em dvd max 8gb / camera com sensor de movimento infra-vermelho / 2 gatilhos analogicos. (xbox live - maioria dos jogos necessário pagar para jogar online).

Tablet´s pc´s(tabletbook) Microsoft Surface Pro (Low power i7 sexta geração) - 128BIT´S (não possui disco ou cartucho, necessario dispositivos e softwares extras para jogar).

(2012) Nintendo WiiU - apu 128BIT´S 176 gigaflops (Possível jogar sem a tv), (possível configurar e usar quase todas funções sem a tv), (discos de 25gb e retrocompatibilidade game cube 8cm 1.5gb e wii 4.7gb).

(2013) (Microsoft/Nvidia e Google) (Meio Console, meio android) Nvidia Shield - 128BIT´S 96,8 gigaflops - (não possui disco ou cartucho).

(Sony) (2011) PSVita (2015) PlayStation Tv (2013) PSVita Tv (obs; sem receptor de tv) - cpu 128BIT´S 28,4 gigaflops - (necessário a compra do modelo de mesa para ligar a tv). (modelo de mesa não pussui tela e painel secundário, falta botoes para jogar), (Remote Play - 'ps3,ps4' Joystick Remoto em quase todos jogos do ps4 e igual ao psp no ps3/sem acesso a maioria de app's), (modelos de mesa dualshock 3).

Ultrabook comum valor aprox. do ps4 - 128BIT´S (não possui disco ou cartucho, dispositivos e softwares extras para jogar).

1º Geração Games por Stream e Games Stream Smart Tv's, etc... (dispositivos preparados para stream de jogos diversos). Devido a internet, os servidores, preços e tecnologia da epoca não funcionou muito bem.

(2009) TecToy Zeebo - apu ?BIT´S -  ? flops (Console Brasileiro Oficial) Desenpenho Desconsideravel, Jogos Desconsideravel. Zeebo Foi Considerado O Pior Console Da Humanidade, e Tambem Por Colocar O Nome Similar A Um Feiticeiro Deus Demonio. Considerado Vergonha Da Patria Devido ao País Ainda Não Dominar Corretamente Nem A MicroTecnologia Da Decada De 70 Até Hoje em 2023.






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A partir daqui a guerra por bit começou a mudar... Marcado tambem pelo inicio das Lan Houses que além dos consoles tambem começou a fornecer acesso a computadores com jogos e internet.

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(2001) (Microsoft) Xbox - cpu 128BIT'S - 20 gigaflops (xbox live - necessário pagar para jogar online, nos poucos jogos que tem acesso a internet), (banda larga para multijogador online e loja de jogos digitais) (dolby 5.1).

Tablet´s pc´s(tabletbook) Microsoft Surface (Sem gpu fisica) - 128BIT´S (não possui disco ou cartucho, dispositivos e softwares extras para jogar em alguns casos).

(2006) Nintendo Wii - cpu 128BIT´S - 12 gigaflops

(2001)  Nintendo Game Cube - cpu 128BIT´S - 9 gigaflops (dolby prologic 2 4.1) 

(2000) (Sony) Playstation 2 (2003) PSX, xmb ps2 tv, raro console europeu. *receptor de tv psx e gravador dvr (PSX pode ser considerado o segundo console mais multimidia da historia devido as suas funções e recursos) - cpu 128BIT´S - 6 gigaflops - Thermal Pad Condutivo (Thermal pad de Grafite; Material levemente condutivo eletricamente porem termicamente altamente eficiente comparado a qualquer thermal pad ou pasta termica irregular ou de baixo padrão.) (som fibra ótica), (2vibra ativo em games / todos os botões com sensor de pressão / cartão de memória para fases em jogos / dolby prologic 2 4.1) *(todos discos ps1 ps2) *(todos botões com sensor de pressão) *(multi botão r3 l3) *(Web cam com sensor de movimento) 

SmartPhone, Tablet, normal - (Arquitetura 64 bits parcial.) não possui disco ou cartucho, (necessário dispositivos e softwares extras para jogar em alguns casos). 

(2011) Nintendo 3ds - cpu 128BIT´S 4,8 gigaflops (3d basico por angulo) 

Netbook premium com valor aprox. do ps4 - 128BIT´S (não possui disco ou cartucho, dispositivos e softwares extras para jogar).

(2004) (Sony) PSP (2009) psp go (suporte dualshock 3 via bluetooth)' cpu 128BIT´S - 2,6 gigaflops - ('1 analogico' )  (Remote Play - 'ps3', Joystick Remoto em poucos jogos, o psp devido a ser multimidia e ter a maior tela e de mais qualidade lançada de um portatil na época em geral esteve tambem a frente de seu tempo considerando tambem pela midia em disco menor do mundo com a capacidade maior que um mini dvd que tinha tamanho maior).

(1998) (Sega) Dreamcast - cpu 128BIT´S  1,4 gigaflops - (2 botões analógicos magnéticos,) *(internet discada para multijogador online).

(2011)(Sony)Xperia Play and.4.0 - SmartPhone + alguns poucos jogos de PS1 e android games etc... (touch, sensor de movimento / giroscopio acelerometro) '(joystick normal + 2 analogicos touch digital'), (Remote Play - com ps3), (perdendo o posto para o N gage somente para o primeiro controle em smartphone sendo segundo smartphone a vir com um joystick integrado no corpo do aparelho, porem o primeiro a trazer a sensação de um analogico e botoes R e L alem da experiencia de um joystick de console com a marca playstation).





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Uma geração magica para os gamers do mundo, onde começaram e escolher video games por potencia mostrada em bits, tambem pouco conhecida devido ao fracasso mas foi lançado o primeiro console a utilizar a realidade virtual o nintendo virtual boy em 1994. No final da geração tambem marcado pelo fim dos fliperamas, e o surgimento de casa de jogos.

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SmartPhone, Tablet, Antigos - (Arquitetura 32 bits.), (não possui disco ou cartucho), (necessário dispositivos e softwares extras para jogar em alguns casos). 

Hyper Neo Geo 64 - Fliperama (neo geo duplo processado por um único chip de 64 bit Com cartuchos de aprox. 1gb)...(não obteve sucesso). 

64DD - que seria dois n.64 com cpu de 32b cada, e com entrada para cartuchos magnéticos de 64mb.(não obteve sucesso)..

(1996) Nintendo 64 cpu 64BIT´S - max 0.1 gigaflops (100 megaflops) (160 mil polígonos por segundo) (31 mpixel por segundo) - (Mesmo com todas as expansões e periféricos, nehum jogo de fato utilizou 64 bits, potencia da gpu e nem clock da cpu, e devido ao chips de memoria serem muito caros usavam cerca de 10x menos dados que o cd,  enquanto um jogo de ps1 tinha seus 700mb de textura em um unico disco, o n64 tinha seus maximos 64mb em cartuchos).

(1994) (Sony) Playstation - cpu 32BIT´S ? gflops (? megaflops) (360 mil polígonos por segundo) (53 mpixel por segundo) 2 analógico, 2 vibra ativo em games, grande biblioteca de jogos, primeiro console a usar toda potencia do 32 bits em vídeo games com jogos de até 700 mB e tudo em cd ) *(memory card) , (Mesmo o n64 com o dobro de bits de processamento o resultado final é que enquanto o n64 usava cartuchos de 64mb, o playstation 1 com seu cd de 700mb podendo ser duplo tinha folga em desempenho. Mas nunca conseguiram usar tal poder para passar o ps1 em algum jogo. Na epoca em que memoria em microchips era muito cara os discos cd dominaram o mercado).

(1994) Sega Saturn - cpu 32BIT´S

(2004) Nintendo Ds / lite / etc... - cpu 128BIT´S 600 megaflops

(2001) (Nintendo) Game Boy Advance / ou g.b.a.SP... - cpu 32BIT´S

(1991) Super Nes (US), (1990) Super Famicon (JP) ou Super Nintendo - cpu 16BIT´S

(1989) Sega Genesis ou Megadrive e sega cd - cpu 16BIT´S

Sega cd - ''' mini mega drive com jogos de 1 a 8mb gravados em cd.(mega cd - dispositivo de expansão para o mega drive - 2 mega drive, 16bit + 16bit. (não obteve sucesso porem houve comercialização).

(Snk) Neo Geo - Neo Geo Cd e Neo Geo Pocket e Neo Geo (color) - cpu 16BITS´S teoricamente mais eficiente que o sega cd e genesis pela midia usada porem a potencia do hardware entrega mais qualidade final devido a diferença enorme de memoria ram.

(1985) (1991) (Sega) Master System 1,2 ,3 e 3 super compacto sem fio - cpu 8BIT´S - (console mais poderoso da geração 8bit) 

(Anos 2000) Celulares java - (necessário download na memória para jogar).

(1998) (Nintendo) Game Boy Color - cpu 08BIT´S

(1990) Sega Game Gear - cpu 08BIT´S

(1989) (Nintendo) Game Boy pocket - cpu 08BIT´S

(1985) Nintendo ou Nintendinho - cpu 08BIT´S

(dec. 90) Celulares MonoCromáticos - (somente os jogos da memória)






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A inicio da geração gamer mundial...

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(1977)(Atary Inc.) Atary 2600 - cpu 08BIT´S Parcial

(Dec. 70) (Atary Inc.) 1º Fliperama - cpu 08BIT´S Parcial

(1972)(Magnavox) Odyssey - ?

(dec.60 e 70) Telefone Móvel (1miniVibra) (nenhum jogo fabricado, sem tela)

(1958)(Brookhaven National Laboratory) Tennis for two in 'video game' - ?











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Tabela 2
Uma Visão Rápida das gerações de consoles.

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9º Geração

(potencia ultrapassa em parte 10 teraflops, introduz o 4k real, introduz ray tracing dedicado, mudam de hd para ssd e 120 fps em alguns jogos trazendo um novo tipo de tv para o mercado, chega pela primeira vez ao mercado opção de consoles totalmente sem midia fisica somente por download, é inaugurado serviços de jogos por assinatura mudando conceitos antigos).


*PlayStation 5 (10TFlops) (4k / ssd nvme / rt completo opcional)
*Xbox Series X (12TFlops) (4k / ssd nvme / rt completo opcional)

*Xbox Series S (4TFlops) (2,5k / ssd nvme / rt reduzido opcional)
*Asus Rog Ally (0.2 ~ 8TFlops) (2k / 1k / ssd nvme / rt reduzido opcional) (Portatil)
*Nintendo Switch (0.1 a 0.4 TFlops) (2k / 1k) (Portatil)



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8° Geração

(potencia muda em parte para teraflops, pela primeira vez consoles passam a marca de 30 fps atingindo em alguns jogos 60 fps nativo).


*Xbox One X (6TFlops) (4k)
*Playstation 4 Pro (4TFlops) (4k)

*PlayStation 4 (1.8 TFlops)
*Xbox One S (1.4 TFlops)
*Xbox One (1.3 TFlops)

*Nintendo WiiU (gigaflops)
*PSVita (gigaflops) (Portatil)
*Nintendo 3ds (gigaflops) (Portatil)



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7° Geração - 128 bit´s

(Unidade de potencia muda em parte para flops e texturas em parte mudam de dvd para blu ray).


*Playstation 3 (50gb de Textura) Desempenho Final Superior
*Xbox 360 (8gb de textura)

*Nintendo Wii (4,8gb de textura)
*PSP (1.8gb de textura) (Portatil)
*Nintendo ds (64mb de textura) (Portatil)


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6° Geração - parcialmente 128 bit´s

(Midia passa em parte de cd para dvd em alguns casos camada dupla).


*Xbox (Desempenho final superior, 20gflops) (8gb textura)
*Playstation 2 (Desempenho final supeior, 6gflops) (8gb textura)
*Nintendo Game Cube (9gflops) (1.5gb textura)

*Dreamcast  (700mb textura, 1.4gflops)

*Game Boy Advance, Sp, Micro (64mb textura, 32 bits) (Portatil)


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5° Geração - parcialmente 64 bit´s

(Midia retrocede em parte de cd 700mb para cartucho 64mb tornando a 4º geração superior).

*Hyper Neo Geo 64 (1gb cartucho) Fliperama

*64DD (64mb textura)
*Nintendo 64 (64mb textura)

*Game boy color (8 bit) (Portatil)


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4° geração - parcialmente 32 bit´s

(Midia muda em parte de cartucho de 64mb para cd 700mb de textura).


*PlayStation (cd)
*Sega Saturn (cd)
*Sega Cd (cd)
*Neo Geo (cartucho 700mb)
*Neo Geo Cd (cd)

*Game boy pocket (8 bit) (Portatil)
*Game gear (8 bit) (Portatil)


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3° Geração - 16 bit´s


*Super Ness
*Mega Drive


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2° Geração - 8 bit´s


*Master system
*Nintendo 


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1° Geração - 8 bit´s parcial


*Atari 2600
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O Inicio 


"Tennis For Two" (primeiro jogo da historia) 1958



A máquina fazia uso de um osciloscópio de uso na eletrônica como tela do jogo. O Jogo foi inicialmente Construído em um laboratório por uma grande maquina inventada pelo fisico cientista militar William Higinbotham - membro da equipe que desenvolveu a primeira bomba nuclear e foi contra a proliferação de armas nucleares e defendia o uso consciente da tecnologia nuclear, (faleceu aos 84 anos em 1994 no mesmo ano do nascimento da PlayStation), e mais tarde fabricada em forma do (primeiro console da história "Magnavox Odyssey" 1972), Os cartuchos de jogo eram na verdade jumpers feito só para rodar esses tipos de combinação de dados, O Primeiro videogame o magnavox só renderizaria os dados, já que grande parte da população já tinha a tv porem segundo alguns site só funcionava com tvs da magnavox. Que na época só tinha uma cor e dependia do fabricante. toda verde ou azul claro ,verde escuro etc... , a tela tinha um formato bem arredondado que lembrava uma bola, que foi ficando mais quadradinha com o tempo, e hoje estamos nos formatos mais retangulares, 16:9 ,(Widescreen). O Odyssey Lançado em 1972, Re-inventado por "Nolan Bushnell" ainda vivo fundador da Atari (pai dos video games)que mais tarde traria o Atary 2600 que usaria cartuchos com chips contendo jogos e não jumpers. Tecnicamente esse seria o primeiro console devido aos cartuchos substituíveis com jogos diferentes em cada um. 


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